Não há dúvidas que todo mundo ama bolo caseiro, seja do mais simples aos mais sofisticados, ou até mesmo aquela receita deliciosa que sua avó fazia é que remete a infância.
Vender bolos caseiros está em alta, isso por que é possível iniciar com baixo orçamento e obter uma boa renda, inclusive tem gente por aí que entrou com o pé direito e fatura alto.
Suponho que você já saiba disso não é mesmo? Um belo bolo além de bonito e delicioso irá aumentar sua clientela. Mais você sabe que, tão importante quando o sabor de seu bolo está a embalagem que você apresentar? Pois, ele sempre será mais valorizado por ela. Tendo definido o tipo que bolo que irá trabalhar é preciso cuidado na hora de embalar, aqui separamos 5 erros que você deve evitar na hora de embalar seus bolos.
1.NÃO USAR UMA EMBALAGEM
Sim, parece mentira, mais tem muita gente por aí que entrega os seus bolos sem embalagem, uma boa embalagem além de se destacar da concorrência, tem importância ainda maior, pois mantém a preservação e a qualidade do seu produto para chegar na mesa do cliente, além de práticas elas transmitem carinho e capricho por quem o fez.
A muitas opções de embalagem no mercado, basta você escolher qual a melhor para você, uma boa opção para quem está começando além de mais barata funciona muito bem, é um disco de isopor com papel celofane, amarre com fitas e capriche nas cores, elas transformam, uma frase bem bonita com seu panfleto fará sucesso.
Claro que para quem trabalha com bolos decorados ou de andares, requer usos de caixas, já que no Brasil não encontramos ainda a venda no mercado caixa para bolos decorados, o jeito e improvisar mais se puder embalar, embale.
2.ESQUECER DE COLOCAR SEU CARTÃO OU SUA LOGO
A logo é a identidade do seu negócio, e mesmo que você esteja começando, precisa sim, definir a sua, ela será a aparência do seu negócio, e sabia que o seu cliente irá decidir pela sua logo. Tenha um diferencial, nada fora do comum use algo delicado como nomes em cursivas ou até mesmo mini bolos.
Pense em algo que irá representar seu negócio, não é só um desenho, é a sua identidade, ela transmite oque seu negócio realiza, pense antes de escolher, ele precisa chamar a atenção mais nade de exagerar, você já deve ter visto muitas páginas no Facebook com logo tão pequenas que fica quase impossível de ver, saiba que a maioria das pessoas hoje usa o celular para acessar a internet.
Vale a dica: É preciso escolher algo que represente o seu negócio, se você trabalhará com bolos no começo e futuramente quiser trabalhar também com bombons a sua logo será lembrada apenas pelos bolos. Se possível vale sim, a pena contratar um profissional, mais se não for possível no momento a muitos aplicativos que te ajudam nessa hora, um deles é o canva que é totalmente online, deixaremos o link aqui.
3.EMBALAR O BOLO AINDA QUENTE
A menos que queira que vire um desastre, não faça isso. É preciso respeitar o tempo de esfriamento do bolo, é normal aquela ansiedade para desinformar o bolo assim que tiramos do forno não é mesmo? Se colocar o bolo mesmo que mormo na embalagem ele irá suar ou gruta no fundo.
Já pensou você realizou tudo certo, seguiu a receita a risca e num segundo seu bolo vai pro brejo, por isso nada de desinformar o bolo quente, é possível desinformar o bolo mais rápido sem danificar a receita ou levar na geladeira, ao tirar do forno coloque sobre ele um pano e deixe-o esfriar na pancada ou cima do fogão, cerca de 15 a 20 minutos, evite janelas e portas abertas assim que tirar do forno para que não desinforme. Depois é só colocar em uma grade própria para ele esfriar naturalmente.
4.NÃO CALCULAR O PREÇO DA EMBALAGEM NA HORA DE VENDER
Nada de pagar para trabalhar, se você escolher uma embalagem mais cara o valor do custo vai à embalagem sim.
Por isso na hora de calcular o valor não esqueça de incluir também o custo da embalagem que escolher, para isso, coloque no papel quando você gasta na receita e multiplica por 3, no caso de bolos, digamos que você gastou 20,00 na receita de seu bolo, então o valor a ser cobrado por ele será de no mínimo 60,00, incluímos os gastos com água, gás, luz ou até mesmo gasolina se você mesmo que realiza a entrega, não esqueça de incluir o seu custo e a embalagem, deste laço, fitas e adesivos também devem ser inclusos.
È preciso pesquisar o mercado e saber quando a sua concorrência está vendendo, se o mercado vende a 80,00 você pode vender o seu a 70,00, mais se o seu valor deu muito a mais que o mercado, não significa que terá que abaixar o seu preço, afinal você não pode colocar o seu valor em cima do concorrente, considere que ele não usou as mesmas marcas que você, ou até mesmo comprou em mercados diferentes, precisa sim, ter em base o que os outros vendedores estão vendendo, mais lembre que eles podem não ter realizado o cálculo corretamente.
5* NÃO FOTOGRAFAR O BOLO NA EMBALAGEM
É muito importante ter o seu portfólio, ele irá mostrar seu trabalho, é através dele que você poderá divulgar lançamentos e promoções, isso melhora a qualidade dos seus produtos e ajuda a vender mais. Se você já tem o seu portfólio, saiba que ao contrário do que se pensa fotografar as suas embalagens é tão importante quanto o produto, isso transmite cuidado e carinho com sua marca, vale a pena investir sim.
Você deve fotografar seus bolos, mais porque não tirar belas fotos deles em suas embalagens também? Use a criatividade, você pode criar uma página no Instagram e postar nela, com isso atrair mais clientes em sua cidade, ou até mesmo parcerias com outros locais, afinal quem não deseja ver seu negócio crescendo.
Então conta pra gente essas dicas foram uteis para você?
Deixe um comentário