Há quem diga que trabalhar em casa é moleza, mas começar a vender doces é um desafio e tanto e só quem teve a coragem de começar sabe do que eu estou dizendo:
Medo de errar, de não vender, de ninguém aprovar nosso produto, de estragar tudo, de perder dinheiro, etc.
Errar faz parte da vida e é aprendendo com os nossos erros que conseguimos nos tornar pessoas melhores e melhores donos de negócios.
Trabalhar de casa não é fácil. Você tem mil e uma distrações na sua frente: TV, celular, jogos, filhos, etc. Por isso, a primeira recomendação de como se organizar é: evite distrações e defina horários de trabalho e de descanso.
MAIS POR ONDE COMEÇAR:
TENHA UMA AGENDA
O principal fator de sucesso é a sua agenda, é dai que parte todo o princípio da sua organização, escolha um dia para fazer o seu planejamento semanal em seguida, escreva com detalhes, tudo o que você precisará produzir, considerando os pedidos e as datas de entrega de cada um.
Da mesma forma, não se esqueça de considerar o tempo necessário para produzir, descansar e entregar o produto com segurança. Um bolo em buttercream, por exemplo, precisa de 12 horas na geladeira para ser entregue em segurança, não se esqueça de colocar também o dia em que você não trabalha.
Escreva todas as outras atividades que você precisa realizar na semana, consulta médica, atividades dos filhos, e por ordem de prioridade e importância cada uma delas e não ultrapasse de 6 atividades por dia (a menos que sejam tarefas simples e fáceis de serem resolvidas). Não se esqueça de também deixar espaços livres na sua agenda para o caso de ocorrerem imprevistos ou mudanças.
DEFINA HORÁRIOS PARA COMEÇAR E PARAR DE TRABALHAR
Ficar mais focada durante o dia e também permitir que você se dedique mais tempo para a sua família, seus amigos e para você mesmo é uma das vantagens de organizar o tempo. A qualidade de vida e o bem-estar influenciam diretamente na nossa forma de trabalhar, por isso, não abra mão disso ok? Da mesma forma, tire um tempo do seu dia, mesmo que 30 minutos, para estudar e se aprimorar. Somente com estudo e aprimoramento constante, conseguimos avançar e evoluir. Mantenha a disciplina e evite distrações.
DEFINA UM DIA NA SEMANA E VÁ AS COMPRAS
Após definir o plano de ação é necessário abastecer a cozinha com tudo que irá precisar para as receitas, desde ovos, até embalhagem, não deixe para comprar em cima da hora você pode ser pega de surpresa com a falta de ingredientes, evite o desperdício ao comprar demais, saiba o quando que irá gastar em cada receita.
MANTENHA AS CONTAS SEPARADAS
Conseguir separar quais contas são de uso pessoal e quais são de uso profissional costuma ser complicado. Por isso, uma dica é: anote os gastos dos últimos meses que teve, sem produzir. Isso vai te ajudar a chegar num valor médio mensal que você e a sua família gasta.
Avalie quanto desse custo aumentou, após iniciar a sua produção. Provavelmente, esse aumento vem do seu trabalho. E esses custos devem ser incluídos na hora de precificar seus produtos, para que você não saía no prejuízo.
Todo começo é desafiador, não é por que você trabalha por conta própria que as coisas vão ser diferentes, mais com tempo e um bom planejamento você irá perceber que as coisas vão se encaixando.
Deixe um comentário